terça-feira, 19 de julho de 2011

3ª Expo-Rio Cateqese: A lebre e a tartaruga

Quem não conhece a história da lebre e a tartaruga?
Esta adaptação foi belíssima com a introdução do Evangelho sobre PERSEVERANÇA  e FÉ!













O final da história foi bem criativo, a tartaruga fala da Bíblia com a lebre!



Quem tem fé vai longe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O dia em que as cores brigaram

Recebi de Tia Lili (Coodenadora da Pastoral da Família e Catequista)  esta belíssima história de  Ana Paula Merigo de Oliveira Ferreira, irei me preparar para contá-la!
Esta história me faz lembrar de Flicts de Ziraldo. Amos suas histórias e ilustrações!
Bem, aproveitando os gifs, rei ilustrar esta história!




O dia em que as cores brigaram





Mais um dia está começando... o sol está brilhando forte no céu azul, os passarinhos cantam alegremente, dá para sentir o cheiro de pão quentinho da padaria do Sr. Joaquim, muitas pessoas estão indo para o trabalho e as crianças para a escola. O dia está perfeito!






Mas num cantinho do céu, onde mora o arco-íris, o dia não começou bem. Todas as cores estavam brigando, elas queriam ver quem era a mais importante.




A cor verde disse: “Eu sou a mais importante porque dou a cor para as matas e florestas que cobrem o mundo” . O amarelo repreendia: “É nada, eu sou mais importante porque dou a cor ao ouro: um metal muito valioso e também ao sol que é fonte de calor”. O azul não concordando falou: “Vocês não são de nada, a minha cor está no céu e no mar, por isso sou mais importante”.




A discussão foi ficando cada vez mais séria, até que todas as cores resolveram se separar, foram cada uma para um canto. Por causa desta briga o mundo todo ficou sem cor, tudo ficou sem graça e as pessoas estavam muito tristes.




Então, um homem já velhinho, vendo toda a confusão que as cores causaram, convocou uma reunião no céu. Todas compareceram no horário marcado. O homem quis saber o que estava acontecendo e porque todas as cores haviam brigado. O vermelho começou: “Porque eu sou a cor mais importante, sou a cor que representa o amor”. O branco retrucou: “Não é não, eu sou a cor da paz, por isso sou mais importante que você”. Todas as cores começaram a falar ao mesmo tempo e a discussão foi geral. Para acabar com toda a confusão o homem levantou-se de sua cadeira, olhou para todas as cores, pegou um lápis e desenhou um arco-íris. Em seguida ele disse: “Essa é a discussão mais boba que eu já vi. Não existe cor mais importante que outra, vocês precisam estar unidas para serem importantes, olhem para este arco-íris que desenhei, ele não tem uma cor só e sim todas as cores. Além disso, foi o Papai do Céu que criou vocês unidas para serem exemplo. A cor laranja perguntou: “Exemplo de que?” O homem respondeu: “Exemplo de amor, união e aliança. Quando o papai do Céu criou o arco-íris ele queria que todas as pessoas do mundo se lembrassem do grande amor que ele tem por todos. E quando acontece brigas, discussões e desentendimentos, tudo perde a cor, fica sem sentido e sem graça, assim como a discussão de vocês”.




As cores resolveram fazer as pazes. A alegria voltou para o mundo que ficou colorido novamente e o arco-íris brilhou no céu. O homem ficou muito feliz em poder ajudar as pessoas a lembrarem do amor que Deus tem por cada um de nós, pois foi com este homem que Deus, nosso paizinho, selou a Aliança de Amor com todas as pessoas do mundo.





A propósito, o nome deste homem velhinho é Noé.





Autora: Ana Paula Merigo de Oliveira Ferreira (Todos os direitos reservados)

Fonte das gifs de cores: http://gifs-ilustrartista.blogspot.com/2009/03/cores-prismaticas.html

A magia de contar histórias...

A magia de contar histórias...
O encanto de ouvir as histórias!