quarta-feira, 30 de junho de 2010

Curso de contação de histórias com Gi Germano: 10 anos do Catecontando Histórias

“ E agora meus amigos, uma história vou contar...”










Venha comemorar conosco!


10 anos do Projeto Catecontando histórias!!!!!


Data: 10/07/2010

Local: Paróquia São João Batista

Horário: 14h30min ás 16h45min

Missa com Crianças: 17 horas

Público: crianças, adolescentes, adultos e idosos


Momentos divertidos com a Pastoral da Cultura




Ilustrações






Dedos




Confecção de marcador de páginas 



Binguinho








Pintura no rosto





Confirme presença pelo e-mail: emgigermano@gmail.com


Apoio: Pastoral da Cultura da Paróquia São João Batista

Em comemoração pelos seus 10 anos, o Catecontando Histórias irá promover um curso de contação de histórias com carga horária de 50 horas, ministrado pela própria Gi Germano, Gicélia Santos Germano, os encontros acontecerão no Centro Educacional Tia Gi.


Conteúdo programático:
  • Introdução à contação de histórias.
  • A importância das histórias para o desenvolvimento infantil.
  • Importância da contação de histórias para as crianças
  • Gêneros literários da literatura infantil
  • Como escolher uma obra literária infantil
  • Uso de recursos auxiliares
  • A importância de incentivar a leitura
  • Como criar e adaptar materiais para a contação de histórias
  • Fantoches
  • Objetivos do teatro de bonecos
  • Fantoches e a vida real
  • Valor pedagógico de bonecos
  • Fantoche como recurso didático
  • “A gosto” de Bia Bedran: Músicas e histórias para encantar
  • Biografia e obras
O curso de Contação de histórias terá início no dia 01/09/2010 e será encerrado no dia 01/12/2010. Informações após a Missa com crianças na Paróquia São João Batista., por volta das 18h.


quinta-feira, 3 de junho de 2010

10 anos do Projeto Catecontando histórias













Em Julho o Projeto Catecontando histórias fará aniversário...
10 ano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A Joaninha foi escolhida como marca para o projeto, quando eu era criança, não faz muito tempo, assistia o Sítio do Picapau Amarelo e torcia para que os personagens que eram presos por D. Carochinha fugissem de seu livro, pois, ela os mantinham presos e eles queriam sair dos livros para poder viver novas aventuras!
Eu entendia já naquela época que que as pessoas que não gostavam de ler eram como D. Carochinha, prendiam de uma certa forma a própria imaginação!
Eu penso de forma bem diferente da D. Carochinha, acredito que os personagens devem fazer parte de nossa vida seja contando histórias, escrevendo livros e estimlando a leitura de suas histórias, quanto mais histórias são contadas, lidas e escritas mais temos condições de obter conhecimentos e com eles nossa mente está sempre na ativa!
Parabéns pra todos que gostam de histórias!

Foi através das histórias de Tia Corina e na Paróquia São João Batista, na cidade de Macaé que tudo começou... Tive a oportunidade de conhecer não só a Tia Corina como também a Celina Santana quando ambas estiveram aqui em Macaé na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes promovendo um momento com as Catequistas sobre a importância da contação de histórias!
Em 1998 eu planejava encontros para minha turma na Catequese e contava histórias para os meus catequizandos antes de inciar os encontros, com o passar do tempo contava na acolhida, antes de seguirmos cada qual para o seu espaço.
Certo dia, li uma história da Tia Corina na Missa das Crianças e no Sábado seguinte as crianças pediram para que eu lesse novamente, tive o apoio do Padre José Luís e da Irmã Biásia (Irmã do Horto). Comecei a ilustrar as histórias na transparência e com o tempo introduzi outros recursos, como aventais, camisas, cenários, gravuras, fantoches e etc.
Com o passar dos meses outras comunidades religiosas convidavam o Projeto Cate Contando para contação de histórias e criar oficinas para os catequistas, hoje promovemos oficinas literárias.















Aprendi a fazer dedoches de feltro e tenho parceria com a artesã Géssica (Irei colocar o blog dela aqui!) que costura  os aventais  e eu acrescento os acessórios de feltro. Eu idealizo as peças e Géssica produz!
Nesta comemoração os catequizandos mais catequistas e familiares de Macaé, Serra, Carapebus, Rio das Ostras... serão convidados para participarem de alguns momentos divertidos e com o encerramento com a Missa das Crianças na Paróquia São João Batista. 
Aguardem o convite!

E não vamos parar por aqui não...
Em setembro teremos curso de contação de histórias com Gi Germano!
Serão 50 horas de aulas!



O quintal de Dona Raimunda

O quintal de Dona Raimunda
Uma história que enCANTA!