História do projeto

O Catecontando Histórias foi criado para contação de histórias, foi criado por Gicélia Santos Germano ( Tia Gi), em 1998, na Paróquia São João Batista/ Macaé.

"Tudo começou quando eu era catequista na Paróquia São João Batista, e entre um encontro catequético e outro contava inúmeras histórias para explicar o Evangelho aos catequizandos!
Em um certo encontro, recebi na minha sala, a visita do Padre José Luiz, que ouviu atentamente a contação da história dos Três Porquinhos e a explicação que relacionei ao Evangelho. Após o encontro o padre me convidou para contar a história na Missa com Crianças... Temerosa e preocupada contei a mesma história não só às crianças, mas aos adultos que também participavam da Celebração! No sábado seguinte contei uma outra história, desta vez fiz uma leitura da história que constava no Jornal das Missas com Crianças e autora era Tia Corina!
Fiquei encantada logo de início com seus texto e como na época não tínhamos acesso às redes sociais, comecei uma busca pelos textos e livros desta autora!
O Padre José Luiz me presenteou com os três livros de autoria da Tia Corina, um kit que guardo com muito carinho e me acompanha nas contações...
Nesta época tive a alegria de conhecer a Tia Corina e Celina Santana pessoalmente em um encontro que houve na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes aqui na cidade de Macaé!
Foi uma alegria conhecer uma pequena senhora tão ativa que contava histórias, cantava e brincava de forma contagiante!
Ao final do dia ainda eufórica, tive a ideia de criar um projeto literário, onde a Literatura estivesse presente não só nas escolas, mas principalmente, nas igrejas, em especial nas Missas com Crianças!
Perdi o contato com a Tia Corina e a Celina!!!!!
Os anos se passaram...
E então a tecnologia veio e as pesquisas foram iniciadas...
Mas, foi tarde demais...
Consegui localizar o Hotel Javari onde Tia Corina morava, mas, foi tarde demais...


Fiquei muito triste!!!
Tenho um acervo com as histórias que eram escritas por Tia Corina e faziam parte do Jornalzinho nas Missas com Crianças, eu costumava ilustrar nas transparências e usava o retroprojetor nas missas!
Certo dia, o telão quebrou, tive que pensar em uma nova forma para contar histórias!
Conheci a Ana Lima, contadora de histórias, na época ela precisava de ajuda para confeccionar os dedoches de pintinhos de feltro para presentear seus alunos, me prontifiquei em ajudar, mas eu não sabia costurar e muito menos tinha mexido com feltro, Ana com muita paciência me ensinou, conseguimos fazer os dedoches!
Resolvi arriscar, criei moldes de fantoches e bonecos para confeccionar em feltros e tive a ideia de colocá-los dentro do avental e retirá-los na hora da contação nas Missas com Crianças...
Funcionou!!!

Assim nasceu o Catecontando Histórias!
Tem como símbolo, a "joaninha", em homenagem a D. Carochinha da época do Sítio do Picapau Amarelo, ela prendia os personagens dos livros... No caso do projeto, a contação liberta-os!




As histórias ou leituras dramatizadas aconteciam após a leitura do Evangelho, nas Missas das Crianças, e assim auxiliava os pequeninos a entenderem o significado da Palavra de Deus.
As histórias de Tia Corina fazem parte deste projeto, juntamente com os Clássicos Infantis, fábulas de Esopo ou adaptações de Monteiro Lobato e as minhas próprias histórias!

Com o passar do tempo, o projeto passou por escolas, empresas, workshops, praças, pediatria e vários  outros lugares!








A magia de contar histórias...

A magia de contar histórias...
O encanto de ouvir as histórias!