segunda-feira, 20 de julho de 2015

Bumba-meu-boi


 Como estou envolvida com a Região Norte e suas histórias, tenho pesquisado muito...Minha filha amada, comprou um mimo para fazer parte do acervo do Catecontando historias, este belíssimo livro!



Bumba-Meu-Boi
Stela Barbieri e Fernando Vilela
WMF Martins Fontes
Aproveitando a oportunidade indico este site, os créditos do texto são do site Garatujas Fantásticas:

Bumba-meu-boi

A história desse livro não é nova. Afinal, ela é contada e recontada desde o século XVIII, segundo pesquisadores da cultura popular e historiadores, que acreditam que suas primeiras manifestações datam da época do ciclo do gado, quando ainda existia escravidão no Brasil. Foi justamente por essa transmissão oral tão antiga, aliás como consta nas últimas páginas da obra, que bumba-meu-boi possui muitas versões.
Uma delas é essa, emprestada da variante maranhense da encenação, que é semelhante a um auto, que Stela Barbieri e Fernando Vilela recriam para os pequenos leitores. Bumba-Meu-Boi, editado pela WMF Martins Fontes, não é apenas um afago ao nosso rico folclore, é também um salpicado de cores que faz com que todos se encantem pela festa de São João. Pelas páginas, o boi preto divide espaço com desenhos em tons vibrantes de pink, azul, verde, amarelo, vermelho, e parece dançar ao som do ritmo típico da música popular.
Para quem não conhece, a história do bumba-meu-boi envolve um rico fazendeiro (dono de um boi que sabe dançar) e um trabalhador da fazenda (que pretende roubar o animal para satisfazer a sua mulher grávida, que tem desejo de comer a língua do boi). Procurado pelo fazendeiro, o boi é encontrado doente, mas o mal é curado pelos pajés. Mesmo descobrindo as verdadeiras intenções do trabalhador, o fazendeiro o perdoa e oferece uma grande festa em comemoração à saúde do boi. Eis então que surge a dança famosa em todo o Brasil mas que, em cada Estado, possui uma denominação: bumba-meu-boi no Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas; boi-bumbá no Pará e Amazonas; boi-calemba em Pernambuco; e boi-janeiro na Bahia."
Fonte: http://garatujasfantasticas.com/bumba-meu-boi/ 
As ilustrações são maravilhosas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A magia de contar histórias...

A magia de contar histórias...
O encanto de ouvir as histórias!