Como estou envolvida com a Região Norte e suas histórias, tenho pesquisado muito...Minha filha amada, comprou um mimo para fazer parte do acervo do Catecontando historias, este belíssimo livro!
Bumba-Meu-Boi
Stela Barbieri e Fernando Vilela WMF Martins Fontes
Aproveitando a oportunidade indico este site, os créditos do texto são do site Garatujas Fantásticas:
|
Uma delas é essa, emprestada da variante maranhense da encenação, que é semelhante a um auto, que Stela Barbieri e Fernando Vilela recriam para os pequenos leitores. Bumba-Meu-Boi, editado pela WMF Martins Fontes, não é apenas um afago ao nosso rico folclore, é também um salpicado de cores que faz com que todos se encantem pela festa de São João. Pelas páginas, o boi preto divide espaço com desenhos em tons vibrantes de pink, azul, verde, amarelo, vermelho, e parece dançar ao som do ritmo típico da música popular.
Para quem não conhece, a história do bumba-meu-boi envolve um rico fazendeiro (dono de um boi que sabe dançar) e um trabalhador da fazenda (que pretende roubar o animal para satisfazer a sua mulher grávida, que tem desejo de comer a língua do boi). Procurado pelo fazendeiro, o boi é encontrado doente, mas o mal é curado pelos pajés. Mesmo descobrindo as verdadeiras intenções do trabalhador, o fazendeiro o perdoa e oferece uma grande festa em comemoração à saúde do boi. Eis então que surge a dança famosa em todo o Brasil mas que, em cada Estado, possui uma denominação: bumba-meu-boi no Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas; boi-bumbá no Pará e Amazonas; boi-calemba em Pernambuco; e boi-janeiro na Bahia."
Fonte: http://garatujasfantasticas.com/bumba-meu-boi/
As ilustrações são maravilhosas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário